Panvel Farmácias 2017-08-15T17:31:22+00:00

Project Description

Panvel Farmácias

De marca local a nacional em 11 anos. Da assessoria ao digital.

Loja da Panvel

A Panvel todo mundo conhece. Se não conhece, a gente apresenta: a maior rede de farmácias do Sul do Brasil, com uma marca própria que é a favorita entre as mais diferentes classes. Quando a Panvel começou com a Fatto, eles tinham uma forte presença no Rio Grande do Sul e uma vontade muito forte de tornarem-se nacionais. Começando pela mídia.

Em 11 anos e meio de relação (a Panvel foi cliente da Fatto de 2003 a 2014, e seguimos sendo bons amigos), construímos um porta-voz, Julio Mottin Neto, que levou a fala da Panvel para além das fronteiras do RS.

Eles entraram em Santa Catarina. E nós, também. Eles entraram no Paraná, nós já estávamos lá divulgando. E não parou mais.

A construção da imagem da Panvel enquanto marca nacional passou pela identificação do então Diretor de Marketing (hoje Presidente da Empresa), Julio Mottin Neto, enquanto porta-voz de uma empresa moderna, ambiciosa e inovadora. Primeiro, foram as entrevistas em jornais do Estado, reforçando a comunidade que tanto combina com a Panvel. Afinal, quem não morre de saudades da Panvel quando está em uma cidade sem lojas deles?

Era o que todo mundo nos dizia. E a gente apostou nisso.

Levamos esse modelo para os jornais nacionais. Eles ficaram impressionados com os números e a vocação da empresa para o negócio. Saímos no Valor Econômico, na Isto É Dinheiro, no Brasil Econômico, na Exame. Mais de uma vez. A Panvel era nacional!

Panvel e as Redes Sociais

Enquanto isso, uma nova frente de negócio surgia para a Panvel e para a Fatto: a Panvel Make Up, marca própria da rede de farmácias com maquiagens a baixo custo mas de alta qualidade. Disputada por blogueiras de todo o país. Comissárias de bordo compravam Panvel em Porto Alegre para levar sob a forma de encomendas para as amigas em outros estados. Era um case a ser trabalhado.

A Fatto criou uma forma de comunicação própria para a Panvel Make Up, distante da imagem institucional do Grupo Dimed (que inclui a rede de farmácias Panvel, o laboratório farmacêutico Lifar e a distribuidora de medicamentos Dimed). A Fatto iniciou a Panvel nas redes sociais.

Isso foi em 2008, quando os blogs de beleza ainda estavam começando no Brasil. Nós começamos com um tímido Twitter para falar com o público, e passamos ao Blog Panvel Make It. No blog, produzíamos conteúdo diário sobre beleza, com tutoriais, vídeos, tudo na mesma linguagem que o público utilizava na web. O resultado foi além dos números, das vendas, dos page views e likes.

O resultado foi a criação de uma love brand, uma marca tão amada pelas gaúchas que passou as barreiras do Estado e causou furor quando chegou no Paraná, e posteriormente em São Paulo.