As dificuldades da crise ocasionadas pela pandemia do coronavírus foram motivos para a busca de aperfeiçoamentos na empresa, que trabalhou para conquistar um saldo muito positivo neste ano

Apesar do ano atípico, 2020 foi de muitas conquistas na Fatto. Focados em se reinventar, aperfeiçoando-se naquilo ao qual já nos dedicamos, e apostando em novas ideias e projetos, atingimos ótimos resultados com nossos clientes e em jobs. Como analisou Fátima Torri, sócia-fundadora da Fatto Comunicação, em entrevista ao Coletiva.net, “Penso que 2020  foi o ano dos trabalhos rápidos, entregas bem dirigidas a partir das necessidades das empresas”. Para conhecer melhor os trabalhos realizados neste ano, separamos alguns destaques abaixo:

Cyrela Goldsztein

A construtora e incorporadora Cyrela Goldsztein está há mais de 50 anos no mercado imobiliário transformando terrenos em sonhos realizados por todo o Brasil. E, mesmo com as adversidades em decorrência da crise causada pela pandemia, 2020 foi um ano de muitos lançamentos e bons resultados. Dentre eles, o empreendimento The Arch, uma referência em design; o projeto exclusivo The Park inspired by Dror, primeiro empreendimento imobiliário do arquiteto Dror Benshetrit no Brasil; o  complexo de saúde Medplex Eixo Norte, localizado na capital gaúcha; entre outros.

Além disso, a Cyrela foi case em pautas sobre a retomada da construção civil, os cuidados de prevenção à Covid-19 no trabalho, e o aquecimento do mercado no último trimestre do ano. Outro assunto que gerou destaques na mídia foi o investimento de R$ 5,5 milhões em obras de melhorias em parques e praças da capital gaúcha, dentre eles a Redenção. Como uma das empresas mais importantes do ramo no Brasil, todos esses assuntos geraram importantes clippings em veículos impressos, online e da TV na região Sul e no Brasil.

D2G Tecnologia

Com um DNA de pura inovação, a D2G Tecnologia é uma startup gaúcha que realiza projetos de engenharia e tecnologia de ponta para o mercado publicitário. A empresa oferece aos clientes soluções customizadas com inteligência artificial, machine learning e big data. Neste ano, alguns dos destaques na imprensa foram a campanha com tapetes para automóveis com dispositivo de resgate para pilotos off-road na Arábia Saudita; o pet-commerce para a loja Petz, que realiza a leitura facial de cães e mede o seu interesse nos produtos da loja online; e seu sistema de medição de performance de mídias externas por meio de inteligência de dado, o MediaEYE, que, em sua versão avançada de reconhecimento facial, é capaz de identificar o nível de atenção dos consumidores em vitrines e dentro de lojas. Para este job a Fatto trabalhou na divulgação de releases e mediou contato e relacionamento com a imprensa.

Fitesa

Em 2020, a segunda maior fabricante de nãotecidos do mundo, a Fitesa, entrou para o hall de clientes da Fatto, e trouxe pautas interessantes para trabalharmos com a mídia. Com 16 unidades produtivas em 10 países, a empresa adaptou sua produção para fazer insumos para a confecção de 40 milhões de máscaras por mês durante a pandemia da Covid-19. O grupo ainda doou mais de 1 milhão de máscaras para profissionais da saúde, auxiliando diversos hospitais do RS a manterem seus estoques de máscaras cirúrgicas e N95. Um belo case que rendeu clippings significativos na imprensa nacional, como a CNN Brasil, Valor Econômico e Exame, e na imprensa local, como RBS TV, GaúchaZH, Jornal do Comércio e Revista Amanhã.

Marisol 

Vivendo novas aventuras apesar da pandemia, o cliente Marisol S.A. foi assunto na mídia. A empresa catarinense lançou uma nova marca de roupas infantis inspirada na série animada Mundo Ripilica, protagonizada pela ursinha coala que representa a marca, a Lilica Ripilica. Lançada em 2017 pela Marisol, a série vem ganhando espaço cada vez maior no mundo infantil, sendo assistida por mais de 8,5 milhões de crianças no país. As peças são opções acessíveis para vestir crianças de 1 a 10 anos. Na sequência, em setembro de 2020, o programa passou a ser veiculado em uma plataforma de streaming na China, atingindo mais de 90 milhões de visualizações no país em um mês. Os lançamentos e conquistas evidenciaram a força da marca de roupas infantil e a sua internacionalização que, através do trabalho da Fatto, ganharam destaque em veículos locais, como GaúchaZH, e nacionais, como Exame,  NSC Total, Tribuna Independente, Farol da Bahia, Pais & Filhos, iMom, entre outros. 

MRV

A mineira MRV gerou clippings em 2020 pelos seus lançamentos, investimentos no RS, movimentações em meio à pandemia e ofertas de vagas de emprego. Demonstrando uma resposta positiva à crise do coronavírus, as oportunidades de trabalho oferecidas pela empresa no estado foram abordadas em diversos veículos locais. Com a mediação da Fatto, a MRV esteve em programas de TV, como o Bom Dia Rio Grande, da RBS TV, veículos impressos, como Jornal do Comércio, e portais online, como Jornal NH. Com o aquecimento do mercado da construção civil, a MRV fechou o ano falando à imprensa sobre seus planos de crescimento para 2021. No primeiro semestre devem ser lançados seis novos empreendimentos em Porto Alegre, Gravataí, Novo Hamburgo, São Leopoldo e Caxias do Sul, obras que vão gerar 250 novos empregos no Estado. As perspectivas da empresa para o próximo ano saíram na coluna da Giane Guerra, em GZH digital e Zero Hora.

One SPA

Após quatro anos, o Grupo One SPA retornou à Fatto no final de 2020 para um job incrível: a divulgação do Freshen SPA, proposta inovadora de levar ao conforto da casa do cliente o melhor da tecnologia de depilação a laser. Pioneiro no mundo, o serviço é o futuro promissor da empresa com 13 anos de mercado. Coube à Fatto fazer a divulgação desse trabalho em escala nacional, considerando a previsão do Grupo de ter, já em 2021, 44 franquias Freshen Spa no Brasil. Além do trabalho desenvolvido com a imprensa, faremos, também, ações com influenciadores de todas as praças com franqueadas Freshen Spa.

Open Food Innovation Summit

Em sua segunda edição, o Open Food Innovation Summit, maior evento sobre o futuro do alimento, foi realizado de forma 100% remota e interativa. Nos dias 14 e 15 de outubro, 30 speakers compartilharam em videoconferências seus conhecimentos sobre temas como a força da alimentação hiperlocal, a diversidade presente no sistema delivery, a importância do food care, a comida feita à mão, o conceito de zero desperdício e a cadeia do alimento. O evento foi, até então, o maior realizado de forma online pela Fatto. Além de trabalhar na divulgação e ações com influenciadores e formadores de opinião, participamos da organização da plataforma online junto da realizadora Inventa Evento, com o desafio das salas de imprensa para as coletivas virtuais. 

Ao todo, foram 99 clippings na imprensa, com um alcance estimado de 37.628.500 espectadores e leitores, nas mídias de TV, impresso, sites e redes sociais. 17 entrevistas foram realizadas com idealizadores e palestrantes para veículos como Band, Veja, Lide, GaúchaZH, UOL, Record, Você S/A, Época Negócios, Portal R7, Galileu, Revista Gula e Bom Gourmet, além de 48 jornalistas credenciados para acompanhar os painéis.  

Você pode conferir o conteúdo completo deste case clicando aqui.

Pavei Empreendimentos

Case de sucesso entre empresas familiares, a Pavei Empreendimentos já possui uma trajetória de 40 anos. Antônio Deoclesio Pavei, fundador da construtora, iniciou sua trajetória profissional aos 19 anos, como pedreiro. Hoje, ele e seus cinco filhos são sócios e trabalham na empresa de grande sucesso na Região Sul. Andreza, a primogênita, os gêmeos Rodrigo e Rafael e, por fim, os gêmeos caçulas Anderson e Alessandro. E a mãe, Claudete, o alicerce que apoia e permite que tudo aconteça com sucesso. A construtora catarinense encontrou seu maior mercado em Porto Alegre. A mais recente das entregas é o Pavei 978, prédio voltado à locação e investimento, primeiro a levar o nome da família, além de ser o mais inovador. Com o apoio e divulgação da Fatto, essa história de perseverança e dedicação chamou a atenção de veículos locais.

Sierra Móveis

Apesar de ser um ano atípico, com planejamentos adaptados, o setor moveleiro esteve aquecido em 2020. Com mais de 30 anos de experiência na fabricação de móveis e decoração de alto padrão, o Grupo Sierra, de Gramado, seguiu seus planos de expansão, mesmo diante dos desafios da pandemia, o que rendeu diversas pautas divulgadas pela Fatto. Foram duas novas lojas no Brasil, em Joinville (SC) e Aracajú (SE), e outras duas no exterior, em Buenos Aires, capital argentina, e Medellín, na Colômbia. Em 2020, a Sierra, através de sua marca Noca Móveis, teve também lançamentos de produtos de destaque, como a linha de “móveis do futuro”. A pauta chamou atenção por ser um mobiliário produzido em polyvinyl, material usado pela primeira vez nesse tipo de produção, que tem propriedades antifúngicas e anti bactericidas, e favorece o bem-estar e saúde de pessoas alérgicas. O grupo ainda inovou nos negócios, investindo pela primeira vez na área de imóveis com um empreendimento multipropriedade de luxo em Gramado.

Sinergy 

Neste ano, a Sinergy Novas Mídias, nosso cliente líder em mídia Out of Home na região Sul do Brasil, destacou-se pela sua consolidação no mercado. No início do ano, conquistou o lugar de empresa com maior circuito digital da região sul do país. O reconhecimento foi conquistado após instalar faces com tecnologia LED em 40 bancas de revista da capital gaúcha, um processo de reforma iniciado em 2019 e que colocou uma das cidades brasileiras com mobiliário urbano mais bonito e funcional do país. A empresa também engajou-se na conscientização e no combate ao coronavírus, utilizando 75 espaços de mídia OOH  nas cidades de Porto Alegre, Florianópolis e Gramado para informar a população sobre  formas de prevenção e de transmissão do vírus. Em 2020, a empresa ainda teve a contratação de um novo diretor comercial, Paulo Fernandes, que ficou responsável por toda equipe comercial da empresa em seus diversos escritórios pelo Brasil. Ao todo foram inserções em 8 veículos e 10 clippings na imprensa, com 3 entrevistas realizadas para Zero Hora, Meio e Mensagem e Pequenas Empresas Grandes Negócios.

Souto Correa

O escritório Souto Correa Advogados atua em todas as áreas do direito empresarial a partir de suas sedes localizadas em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Porto Alegre. Destacado em rankings nacional e internacional, é constituído por advogados experientes, apontados como referência no mercado jurídico interno e estrangeiro de vários setores, e também, fontes muito confiáveis para a imprensa. O desafio é aproveitar os diversos assuntos dos distintos temas tratados pelo escritório, gerando conteúdos ricos em quantidade e qualidade. E, neste ano, a Fatto superou a sua marca de inserções de 2019!

Alguns dos principais destaques foram a eleição do sócio Anderson Cardoso como presidente da Federasul, pautas sobre LGPD e a entrevista do CEO do Souto Correa, Carlos Souto, para a LexLatin, em sua versão em português e espanhol. Outras inserções foram entrevistas concedidas no programa de audiência nacional Record News, da emissora Record, no programa Terraviva, da TV Band, e no Jornal do Almoço, da RBS TV. Os sócios do escritório também foram citados por portais digitais e jornais impressos, como o Wal Street Journal, em sua editoria da América Latina, BBC Brasil, Exame, Valor Econômico e Zero Hora. Além de pautas, os advogados do Souto Correa estiveram presentes na mídia através de artigos publicados em veículos tradicionais, como o Estadão e Folha de S. Paulo, e especializados, como Conjur, Jota e Lex Latin. A pandemia também proporcionou inovações na forma de comunicação destes espaços, possibilitando novas formas do escritório estar presente através de notícias em formato de “fio” no twitter, além de uma live no Estadão.

Lançamento Linha América de cozinhas profissionaisLançamento Linha América de cozinhas profissionais
Post Camila Rech para ação da Linha MLKPost Josy Ramos para ação da Linha MLK
Ação do Dia do SushiAção do Dia do Sushi
Ação conjunta com a Isla SementesAção conjunta com a Isla Sementes

Tramontina

Entre divulgações na imprensa de conteúdos institucionais, especializados, lançamentos e entrevistas, e diversas ações com influenciadores, o ano com a Tramontina foi de intenso trabalho. Cliente da Fatto há 20 anos, a marca movimentou veículos de mídia e as redes sociais, ambiente que ganhou um maior foco dos esforços e ideais da equipe em 2020. Foram ações pontuais com contratação, ações de envio, inclusive em conjunto com outra marca, permutas, eventos, belos conteúdos para as redes da Tramontina, e até consultorias para o desenvolvimento de novos produtos.

O lançamento da nova linha de cozinhas profissionais foi um dos maiores desafios deste ano. Dado o cenário de pandemia, o lançamento foi realizado via live no Youtube. Contamos com a Inventa Evento como parceira, para ajudar na organização da estrutura em Farroupilha/RS. Foram realizadas duas lives pensadas para dois diferentes públicos: Gastronomia e Arquitetos/Especificadores. Mais detalhes sobre o evento de lançamento podem ser encontrados neste link

Entre as principais ações com influenciadores está a divulgação da nova coleção da linha My Lovely Kitchen. Com o intuito de gerar awarness e conversão, foram contratadas Bruna Tramontina, Camila Rech, Emilly Araújo, Kim Rosacuca, Josy Ramos e Viih, para produzirem conteúdos em stories, feed e IGTV, divulgando os diferenciais da nova linha e códigos de desconto para compra. Se quiser conhecer melhor essa ação, é só clicar aqui

Outro esforço da Fatto foram as ações de envio de produtos para a imprensa e influenciadores de diferentes segmentos. A primeira realizada neste ano foi com a linha de garrafas térmicas Exata. Nosso foco foram nomes de lifestyle nas regiões Sul e Sudeste. Na cartinha e abordagem, exploramos o leque de possibilidades: chá, café, leite, água quente, chimarrão. Outra ação de sucesso foi a do Dia do Sushi, na qual enviamos kits de facas para reativar as linhas de Sushi da marca entre chefs e entusiastas que influenciam no segmento de culinária japonesa. A ação resultou em publicações espontâneas em feed, stories, IGTV e até mesmo lives e taxa de adesão de 85,7%. O case rendeu um post no blog, que pode ser acessado neste link

Ainda, foi realizada uma ação especial que uniu diferentes mailings para ampliar o alcance e visibilidade do mix de tábuas da marca. Produtos que combinam com o atual momento de isolamento, em que refeições em casa e em família são mais frequentes e as tábuas, tanto para servir quanto para cortar e preparar o alimento, desempenham um papel importante. Influenciadores, chefs, lifestyle e mesa posta receberam os produtos em casa conforme perfil (Concreta, Provence e tábuas de corte). Ao todo, mais de 40 nomes foram ativados, de diferentes regiões do país. 

E por último, a Tramontina realizou pela primeira vez uma ação de envio conjunta, com a Isla Sementes. Foram ativados 32 nomes para o envio de sementes, um vaso autoirrigável e utensílios de jardinagem da Tramontina.  Dos 32 influenciadores, 22 postaram em suas redes (168 stories e 8 posts feed), com conteúdos que demonstraram o impacto da ação, que aprofundou a relação emotiva com as marcas. O case também virou post no blog, e pode ser acessado neste link

Urban Farmcy

Já reconhecido em Porto Alegre, o restaurante Urban Farmcy propôs um desafio para a equipe Fatto: trabalhar na divulgação do primeiro lançamento da marca no mercado – o Farmcy Burger -, um hambúrguer totalmente produzido à base de plantas, sem conservantes. Para isso, desenvolvemos duas frentes: imprensa e influenciadores. Foram 18 clippings na imprensa, envolvendo veículos nacionais e regionais, e 58 influenciadores gaúchos ativados. Para a ação com influenciadores, englobamos nomes dos segmentos de Gastronomia, Nutrição, Lifestyle, Veganos/Vegetarianos e Lifestyle Saudável. Os resultados demonstraram a grandiosidade do lançamento no mercado do RS: 55 influenciadores comunicando sobre a novidade, com 357 inserções totais (stories e posts feed), gerando uma adesão de 94,8%. Em 2021, Fatto e Urban Farmcy estarão traçando novos desafios! 

WayUp Brasil 

A fintech gaúcha WayUp Brasil teve trabalho dobrado durante o período de pandemia. Criada em 2014, a administradora de meios de pagamento lançou o Clube de Vantagens, um programa de fidelidade que inclui até mesmo consultas por telemedicina. O plano-piloto já conta com 2 mil cadastrados. Além disso, apresentou uma base para televendas, por SMS ou whatsapp. Com a mediação da Fatto, a Way Up Brasil falou à imprensa sobre as novidades, além dos desafios e oportunidades gerados pela pandemia. O assunto estampou nas páginas da Zero Hora e Jornal do Comércio, e também foi pauta na Rádio Guaíba.