Antônio Deoclesio e Claudete Pavei tiveram cinco filhos e um negócio que há quatro décadas vem realizando o sonho de centenas de famílias de gaúchos e catarinenses depois de ter realizado o próprio

A história da família Pavei sempre esteve associada a alicerces, vigas e tijolos. E se ergueu tão sólida quanto as construções que tiveram origem do sonho do fundador da Pavei Empreendimentos, Antônio Deoclesio Pavei, que iniciou sua trajetória aos 19 anos, como pedreiro. Depois, virou empreiteiro, construindo para diversas incorporadoras de Criciúma e região. Com o sócio Gilson Pinheiro, formou a Pinheiro & Pavei e expandiu as construções para Florianópolis e Porto Alegre.

Hoje, seus cinco filhos são sócios e trabalham na empresa. Andreza, a primogênita, é diretora de arquiteta; os gêmeos Rodrigo e Rafael são engenheiros – Rodrigo é o diretor comercial e Rafael de compras e planejamento; e, por fim, os gêmeos caçulas Anderson e Alessandro – Anderson também é engenheiro e diretor de projetos e execução de obras, Alessandro é diretor administrativo. Os irmãos desde cedo fizeram o contra turno escolar nos diversos setores da construtora. E a mãe, Claudete, é o alicerce que apoia e permite que tudo aconteça com sucesso.

“Meu pai sempre me deu a liberdade de errar, mas não costumamos dar um passo maior que a perna”, afirma o diretor comercial Rodrigo Pavei, que ainda complementa. “Com certeza o diferencial da nossa empresa é o pós-venda. Diria também que  a atuação da família em todo o processo e o atendimento aos clientes feito diretamente pelo sócios são grandes razões do nosso sucesso”. 

Negócio criou raízes nos pampas

A Pavei Empreendimentos, com mais de quatro décadas, vem expandindo ao longo dos anos, atuando em diversas cidades do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, e encontrou seu maior mercado em Porto Alegre. A mais recente das entregas é o Pavei 978, prédio voltado à locação e investimento, primeiro empreendimento do Grupo a levar o nome da família, além de ser o mais inovador.

Localizado na Avenida Dom Pedro II, número 978, na capital gaúcha, possui fachada que privilegia a iluminação natural e conforto térmico, conta com eficiência energética e térmica, além de reutilizar a água da chuva. Esses são os principais fatores que fizeram a construção ser a terceira em Porto Alegre a conquistar a certificação internacional Leed Gold, que reconhece construções sustentáveis.

A área total construída é de 9.059m² e a área privativa de cada laje corporativa é de 385m². São duas lojas térreas e oito lajes corporativas para empresas que buscam o comprometimento com a sustentabilidade em suas operações. O Pavei 978 possui piso elevado, 132 vagas de garagem, 10 vagas privativas por andar com acesso independente, 34 vagas rotativas com acesso para visitantes, três elevadores, sendo um para maca. Portaria 24h x 7, sala de reuniões, auditório com capacidade para 100 pessoas, gerador condominial e 10KVA para cada pavimento, bicicletário com vestiário, refeitório condominial equipado, gerador de energia, espera para carro elétrico e terraço panorâmico. O investimento para locação do andar é de R$ 30 mil reais mensais. Hoje, 40% do prédio já está locado.

“Apostamos e investimos em Porto Alegre. Só na cidade temos 16 prédios residenciais”, comenta Rodrigo. A empresa conta com portfólio mais de 100 empreendimentos no RS e SC, sendo 90% para moradia. Para 2021, a empresa planeja o lançamento de quatro empreendimentos residenciais, três em Porto Alegre e um em Eldorado do Sul, os quais devem gerar mais de 300 empregos diretos e 300 indiretos.