De acordo com o Datafolha, os programas radiojornalísticos estão entre as fontes de maior credibilidade para os brasileiros. Segundo a pesquisa do Kantar IBOPE Media, divulgada no dia 09 de abril, mesmo em isolamento, as pessoas continuam ouvindo rádio, o número chegou a 77% entre os entrevistados. Em seus quase 100 anos de história no Brasil, o rádio se consolidou como um dos principais meios de comunicação, reinventando-se com o surgimento de novas tecnologias. Por isso, ele é um ótimo e concorrido espaço para a exposição de ideias e marcas.

Então, como conseguir espaço para um cliente em uma rádio?

  1. Entender qual o momento ideal de sugerir a pauta: antes de oferecer a pauta, é necessário entender se ela é pertinente ao momento. Isso aumenta significativamente as chances do produtor se interessar por ela. Acompanhar o noticiário sempre ajuda nesta situação. É essencial que o cliente saiba o que terá de abordar na entrevista. Por isso, muni-lo com as informações fundamentais da pauta é extremamente importante.
  2. Programa ideal: importante entender a grade de programação da rádio para avaliar qual o programa mais indicado para abordar sua sugestão de pauta. Se o assunto é alguma medida do governo durante a pandemia, por exemplo, os programas mais adequados são os de cunho político-econômico.
  3. Contato com a produção, apresentação e acompanhamento:ao abordar o produtor, a cordialidade é sempre importante. Primeiramente, apresentar-se, se este é o primeiro contato com ele. Em seguida, indicar sua sugestão de pauta e apresentar o cliente. Para esta apresentação, é importante escrever um pequeno texto, de maneira clara e objetiva, que indique cargo, formação e especialização, junto à sugestão de pauta. Dificilmente a produção irá responder no mesmo instante se haverá a entrevista. Nos dias subsequentes, ligar ou mandar mensagem, questionando sobre a confirmação da entrevista ou não, é o suficiente e o ideal para ter a resposta definitiva.
  4. Detalhes da entrevista:após a confirmação, conversar com o produtor sobre o horário exato da participação no programa, duração da entrevista, nome do apresentador, nome dos outros participantes (se houver), e, em seguida, repassar ao cliente.
  5. Acompanhamento da entrevista: é importante acompanhar a entrevista para avaliar a necessidade de contribuir com mais alguma informação à produção e, principalmente, para passar um feedback para o cliente de como foi a participação dele.

Dica Extra: Após a entrevista, os agradecimentos: depois da realização da entrevista, agradecer a oportunidade dada pelo programa e pela produção é importante para a manutenção de um contato e a conquista da confiança dos produtores, para que, no futuro, a recepção de sugestões seja menos resistente.

Na Fatto, sempre buscamos manter contato e boas relações com produtores e repórteres dos mais diversos programas e emissoras, assim possibilitando maior entrada dos clientes através de nossas sugestões de pautas.