Ter uma assessoria de imprensa durante crises como esta do Covid-19 é manter um olhar, permanentemente, atento para desenvolver ações e conquistar espaços importantes na mídia. Conhecendo detalhes do negócio do cliente com maestria, o assessor fica ainda mais perceptível às oportunidades que surgem em meio ao caos. Os empresários estão tensos com o andamento dos negócios e, talvez, sem conseguir observar a comunicação como prioridade, os parceiros estratégicos conseguem perceber detalhes essenciais.

Acostumados com processos internos de gerenciamento de crises, percebemos, logo no início, que o Covid-19 seria um desafio. Não estamos lidando com um momento pontual de crise interna do cliente, mas de um sinistro que alterou a rotina do mundo de uma forma que não conhecíamos – e seguimos aprendendo a cada semana. Todos os clientes foram atingidos pela pandemia: da construção civil à indústria, com fechamento dos setores e até das empresas. E como fica o nosso trabalho quando eles estão parados? Como construir uma divulgação que seja atrativa?

Um dos papéis fundamentais do assessor de imprensa, como parceiro estratégico, é sugerir ações que possam ser úteis também para a sociedade. Um dos nossos clientes tem espaços de mídia Out of Home – OOH e percebemos que a falta de informações, no início da pandemia ou no início dos casos de contágio do Covid-19, deixava a população preocupada. Uma saída que nós encontramos para preencher os espaços normalmente ocupados por grandes empresas, em campanhas promocionais, foi criar cards para disseminar informações corretas, como os cuidados necessários para evitar o contágio e mensagens positivas.

A grande notícia estava ali: empresa gaúcha está engajada na luta contra o novo Coronavírus com o objetivo de explicar sobre formas de prevenção e de transmissão do vírus. São cerca de 75 faces digitais veiculando informações para a população em Porto Alegre, Gramado e Florianópolis.

O resultado apareceu em seguida: espaços OOH com informações relevantes e positivas, divulgação das ações para os espaços específicos de comunicação, o cliente em evidência positiva na mídia especializada em um momento de caos. Combo completo e trabalho concluído com sucesso.