Em momentos de crise, as organizações têm duas opções: falar sobre o que está acontecendo – de maneira transparente, objetiva e com responsabilidade buscando fontes confiáveis – ou, aguardar para ouvir o que os outros falam e aí…ninguém sabe, ao certo, no que isso vai dar.

O Covid-19 vem nos trazendo algumas lições e reforçando questões em diversas áreas. Uma delas é a importância social da comunicação em períodos como esse de pandemia. Em comunicação corporativa, Comunicados Oficiais são assuntos importantes.

Normalmente assustam, já que pandemia foge da rotina e não há certeza sobre o que vai acontecer na sequência. Não é possível ter plena segurança num momento assim, mas comunicar as decisões da empresa, certamente, passará muito mais segurança para todos do que o silêncio ou especulações. Vale lembrar que quanto maior a marca, maior a cobrança e expectativa dos públicos. 

Então, o que levar em consideração na hora de produzir esses comunicados?

  1. Linguagem simples e informações objetivas são essenciais para nosso propósito: o entendimento de todos. Aposte em textos menores e esclarecedores.
  2. Texto humanizado: a escolha das palavras influencia no modo como as pessoas vão receber sua mensagem. Evite termos e expressões que podem ofender alguém ou grupo. Dessa forma, você aprimora a comunicação, leva em consideração o respeito mútuo e ajuda a melhorar as relações entre pessoas de diferentes contextos;
  3. Não esqueça do seu público interno. Funcionários precisam sentir a segurança a partir da transparência nos comunicados e devem ter a informação primeiro, sempre.
  4. Estes momentos são importantes para reforçar os valores da marca. Por isso, pense na escrita com este objetivo também – mas sem cair nos rodeios.
  5. Timing é a chave aqui: fale enquanto ainda temos tempo de falar e antes que outros digam por você. Ou seja, trabalhe para agilizar os processos de aprovações internas. 
  6. Para ajudar no tópico anterior e fortalecer todas as ações que o momento exige, é bom contar com um Comitê de crises dentro da organização. As pessoas deste grupo auxiliarão nos posicionamentos e serão responsáveis por concentrar as informações;
  7. Demonstre que a empresa entende seu papel como parte da solução e gere empatia – mesmo em período de turbulência;
  8. Aposte em comunicados específicos para cada um dos públicos. A dica é personalizar e segmentar para uma comunicação mais frequente e dirigida. 
  9. Mesmo em crise, tente ser otimista! Mostre que você está agindo para melhorar o cenário!
  10. Você comunicando com firmeza pode servir de inspiração para outras empresas. Aposte nessa divulgação e ultrapasse os canais oficiais com um trabalho mais amplo de assessoria de imprensa. Seja case de boa ação para o noticiário também!

Na Fatto, o período está sendo de muito trabalho e aprendizados. Auxiliamos nossos parceiros com Comunicados, que também geraram resultados na imprensa. Aqui vão alguns exemplos: