Nesse mês chega ao mercado uma nova opção de coifa, que pretende solucionar uma das maiores reclamações dos consumidores: o barulho durante o funcionamento. O lançamento das coifas Dritta 90 Split e Dritta Isla 90 Split é da gaúcha Tramontina.

A marca já fabrica, há alguns anos no Brasil, coifas que apresentam baixo ruído. No entanto, é a primeira vez que desenvolvem coifas sem motor interior. Com isso, o motor é instalado a uma distância de até 6 metros do corpo da coifa. Este sistema de instalação proporciona uma redução sonora de até 71% – comparando ao modelo New Dritta Isla 90 da marca, que já se destaca por ser uma solução silenciosa no mercado atual.

O motor deve ser instalado em ambiente fechado, como forro, laje ou até mesmo na lavanderia da casa. Só não pode – ainda – ser fixado em espaços externos.

A Tramontina oferece o modelo para instalação em ilha e na parede. Ambos devem ser instalados no modo exaustor, ou seja, com saída externa para os vapores resultantes do cozimento.

A coifa tem potência máxima de vazão de 845m3/h, conforme norma IEC 61591, distribuídas em 4 velocidades, sendo ideal para trocar o ar 12 vezes por hora em ambientes de até 26m2, por exemplo. Para completar, os dois modelos de coifa são compatíveis com chaminés complementares que podem ser adquiridas separadamente via Rede de Assistência Técnica Autorizada e permitem a instalação do produto em cozinhas com pé-direito de até 4 metros de altura.

O arquiteto gaúcho André Pacheco não utilizava coifa em sua casa, ou em seus projetos. Segundo ele, era difícil encontrar algo no mercado que lhe atendesse em duas questões: exaustão eficiente e ruído. Para o arquiteto, a Coifa Split é o modelo ideal para este item, reduzindo o padrão de ruído ao nível mínimo, ou zero ruído, dependendo da velocidade em que é utilizada. “O produto surpreende tanto na questão técnica como na questão estética”, avalia. 

Ainda, Pacheco garante não perceber diminuição na potência de sucção – a principal razão do equipamento. Vapores, fumaça e gordura resultantes do cozimento não penetram no ambiente e a cozinha se torna, não apenas o espaço onde a comida é preparada, mas também um ambiente agradável para se estar.

A diferença exata na redução do ruído obtida com as Coifas Split pode ser conferida por meio deste QRCode. Use a câmera do celular para fazer a leitura e desfrute da sensação real que este produto pode trazer à cozinha. 

A coifa foi apresentada em evento exclusivo em São Paulo – confira aqui!