Saiba como o conteúdo criado de forma estratégica pode ser um dos grandes responsáveis pelo bom desempenho da sua empresa.

Marketing de Conteúdo, ou content marketing: o que significa?

Uma das ferramentas de comunicação mais exploradas nos últimos anos, andando ao lado das redes sociais, o marketing de conteúdo é um conjunto de ações de marca relacionados à publicação de conteúdos em plataformas próprias. O centro destas ações está em gerar conteúdo útil para o consumidor, que pode ser em forma de texto no blog, textos para redes sociais, infográficos, vídeos, e mais.

O canal mais popular do marketing de conteúdo é o blog da empresa. É ali que a estratégia de conteúdo está centralizada, em artigos publicados no blog e que ajudem o consumidor a resolver algum problema e/ou conhecer melhor o seu produto.

A estratégia de marketing de conteúdo, quando bem aplicada, pode levar o seu site e o seu blog aos primeiros resultados de buscas no Google, o que pode aumentar consideravelmente as suas vendas e a exposição de marca, entre outras vantagens.

Vamos conhecer agora 4 benefícios do marketing de conteúdo para a sua empresa:

1. Marketing de conteúdo é bom para a percepção de marca

A percepção de marca, ou awareness, é um dos principais objetivos do marketing digital. Quando estamos desenvolvendo um planejamento digital, temos sempre em vista este ponto: como e o quanto queremos que o consumidor veja a nossa marca.

Além de converter em vendas, sabemos que a internet oferece uma grande oportunidade de investir na marca em si. E o marketing de conteúdo é uma poderosa ferramenta para isto.

Criando artigos no seu blog sobre conteúdos relacionados ao universo temático da sua empresa, chama a atenção do seu consumidor de forma indireta e não invasiva.

Por exemplo, se você tem uma empresa de cosméticos, escrever blog posts sobre cuidados com a pele parece ser um excelente caminho dentro do marketing de conteúdo. E nem sempre é preciso falar dos seus produtos. Cite rotinas de beleza, fale sobre princípios ativos dos cosméticos, desenvolva este universo além do óbvio.

Esses posts, quando bem posicionados no Google, geram um bom volume de buscas orgânicas para o seu site, atingindo o objetivo da percepção de marca. O consumidor passa a conhecer você e os seus canais.

2. Marketing de conteúdo é uma excelente ferramenta para conversão

Outro objetivo importante do marketing digital é a conversão. Depois da percepção de marca (awareness), converter estes interessados em consumidores é o passo natural da estratégia. Mas, antes, precisamos passar por alguns pontos na chamada jornada do consumidor.

A jornada do consumidor é o trajeto que o usuário percorre desde a fase de interesse por determinado assunto, onde ele é atraído para o seu canal (seja blog, site, redes sociais, etc), passando pela percepção de marca e de produto, a conversão, o relacionamento até a venda.

Mas o que é conversão? Em marketing digital, a etapa de conversão é quando o cliente faz a primeira troca com a empresa. É onde ele passa de curioso a interessado. Quando ele registra o seu email no site em troca do download de um ebook, por exemplo, ou se inscreve para receber a newsletter.

Uma lista de emails gerada a partir do seu site é uma excelente ferramenta de vendas. É a partir dela que você vai desenvolver a etapa de relacionamento (ou nurturing), continuando a mandar conteúdos interessantes para o seu cliente, fazendo ele despertar o interesse pelo seu produto ou serviço, até o momento que ele está “aquecido” o suficiente para fazer a compra. Esta estratégia se chama Inbound Marketing, e é nutrida principalmente pelo marketing de conteúdo. Ela consiste em oferecer para o consumidor todo o tipo de conteúdo que ele precise para resolver o seu problema, de forma gratuita, e respeitando a sua jornada em relação ao interesse pelo produto/serviço.

Claro que a estratégia de Inbound Marketing não é aplicável a todas as empresas, mas é um bom exemplo de como o marketing de conteúdo pode converter.

Outra forma de conversão para produtos mais tradicionais é a adesão às redes sociais da empresa. A partir de conteúdo divulgado no blogs e nas redes, desperta o interesse do cliente que passa a seguir o perfil da empresa no Instagram, Facebook, e etc. Da mesma forma que o Inbound Marketing, o marketing de redes sociais também é ricamente abastecido pelo marketing de conteúdo e consegue converter interessados em fãs.

3. Marketing de conteúdo abastece com qualidade as redes sociais

Se a sua estratégia digital passa pelas redes sociais, é importante você ter em mente um plano de conteúdo. Mais do que usar conteúdo de influenciadores, compartilhar posts de clientes, ou postar as fotos da campanha e links para o produto, é preciso que você use as redes sociais para atrair a atenção do seu potencial consumidor para o que você produz.

E o marketing de conteúdo é uma boa ferramenta para fazer esta atração. Bons artigos no seu blog geram toda uma cadeia de posts para as redes sociais. Citações interessantes, dicas que podem ser editadas para caber num story de Instagram, links no Twitter e no Facebook, mini vídeos criados a partir do texto, infográficos a partir de pesquisa sobre o mercado e/ou a gama de produtos, e-books, reports, etc. O conteúdo pode ser desdobrado de diversas maneiras e redistribuído dezenas de vezes.

4. Marketing de conteúdo, quando bem feito, dá autoridade para a empresa

Se você se diz especialista numa área, você deve soar como um especialista, certo? Se você oferece o melhor produto do mercado, você deve saber explicar porque ele é o melhor, quais as vantagens diante dos concorrentes, e porque investir nele. Isto tudo são argumentos que dão autoridade para uma empresa.

Se bem trabalhados como temática do marketing de conteúdo e nas redes sociais, esses argumentos transformam a sua empresa numa autoridade não só no mercado, como na internet. E para novos clientes, especialmente o cliente final (B2C), o mercado atual é a própria internet. Então como forma de provar conhecimento na área, e superioridade de argumentos, uma estratégia sólida e bem trabalhada de marketing de conteúdo garante que você, além de entregar um bom produto, consegue provar através de palavras (vídeos, fotos, e etc) porque ele é bom.

Nós poderíamos passar horas escrevendo sobre os benefícios do marketing de conteúdo, mas acreditamos que você já pegou a ideia. Quer discutir mais sobre isso conosco? Entre em contato com a Fatto e peça uma proposta de como melhorar o seu conteúdo na internet e fora dela!