Por que a comunicação estratégica é importante para a sua empresa?

A sua empresa tem um bom plano de comunicação estratégica? Conheça mais sobre esta área da comunicação das organizações que valoriza o pensamento estratégico, sempre de olho nos objetivos da empresa e no desenvolvimento do negócio.

Vamos pensar no seguinte cenário. Você está abrindo um café. O seu objetivo é bem simples: vender cafés para pagar as contas da cafeteria. Ao fim de alguns meses, as contas não batem, você está devendo, e por isso precisa ganhar mais dinheiro com os cafés. O que você faz?

Bem, existe um mundo de opções aí. Você pode, por exemplo:

  • Subir o preço do café, para aumentar a taxa de lucro.
  • Baixar o preço do café, reduzindo a taxa de lucro mas aumentando as vendas.
  • Divulgar a cafeteria para atrair novos clientes, e assim vender mais cafés.

Eu poderia escrever o dia todo sobre opções para contornar este problema. Cada uma bastante diferente, mas todas têm em comum o mesmo fator: estratégia.

Qualquer que seja a opção escolhida, ela vai impactar no público envolvido e na forma como este público enxerga e consome o café. Isto é comunicação estratégica.

O que é Comunicação Estratégica?

Em linhas gerais, a comunicação estratégica é definida pelo uso da comunicação para atingir os objetivos da organização, através de uma perspectiva integrada e multidisciplinar. Fazem parte da comunicação estratégica disciplinas como a Assessoria de Imprensa, as Relações Públicas, a Publicidade, o Marketing, e etc. Cada uma destas áreas, e as suas respectivas ferramentas, trabalham com objetivos integrados de comunicação estratégica.

Voltando ao exemplo do café, conseguimos ver como a escolha de um objetivo de negócio vai determinar todo um conjunto de estratégias para que este seja alcançado:

  • Se você escolher aumentar os preços, está escolhendo um público com maior valor aquisitivo, e vai ter que responder por isso no seu atendimento, localização, qualidade do produto e etc.
  • Se você escolher baixar o preço, vai estar popularizando o produto, mas também mexendo com a imagem da marca e a forma como o seu cliente percebe o seu produto.
  • Se você quiser divulgar a cafeteria, vai ter que considerar todos os fatores acima para entender de que ponto estamos partindo para pensar a comunicação da cafeteria estrategicamente. Quem é o meu público? Onde ele está? Onde eu posso impactá-lo?

Uma boa estratégia é o ponto de partida para qualquer plano de comunicação. Sem um pensamento objetivo e planejado a partir de metas, a divulgação é vaga e as ferramentas não são bem aproveitadas.

Não adianta eu criar flyers e espalhar pela cidade para divulgar o meu café, talvez eu esteja impactando as pessoas erradas com esses papéis (e poluindo o mundo. Menos papel, mais digital, por favor).

Principal etapa do plano estratégico: conheça o seu consumidor

A comunicação estratégica parte de questões sociais para responder a problemas complexos das organizações. O primeiro deles é conhecer melhor o seu consumidor, é ele que tem a resposta para o desenvolvimento do seu negócio.

No caso do café, talvez conversar com alguns dos frequentadores ajude a dar uma boa noção das dificuldades. O feedback do consumidor é uma ferramenta potente e que deve ser inserida em qualquer plano de comunicação eficiente.

Você pode perceber, por exemplo, que o horário de funcionamento do café não está adequado. Se abrir 1h mais cedo pode pegar maior movimento dos estudantes da (hipotética) rua do lado.

“Ah mas isso não é Comunicação”, você pode pensar. Errado, é sim. A Comunicação Estratégica envolve todos os pontos de contato da marca com o consumidor e deve entender como funciona o processo de compra, não só o processo de divulgação.

O nosso trabalho como comunciadores não termina quando o consumidor coloca aos mãos no produto. Ele é muito mais amplo. A comunicação estratégica impacta o consumidor antes dele conhecer a marca, no momento em que ele está considerando o produto, nas etapas em que ele está comparando, na hora em que ele resolve comprar, e principalmente na experiência de consumo. Tudo isso resulta no pós-compra e na influência que esse consumidor vem a gerar depois.

A Comunicação Estratégica vai muito além da divulgação das ações da empresa, ela abrange todo um conjunto de ideias e processos que nos levam em direção aos objetivos finais da empresa. Ela é rica em ferramentas e potencialidades. Cabe a cada empresa decidir qual o papel que ela vai ter no dia a dia da organização e o impacto desejado.

E então, convencido da importância da comunicação estraégica para a sua empresa?

 

Referência Bibliográfica:
Hallahan, K., Holtzhausen, D., van Ruler, B., Verčič, D. e Sriramesh, K. (2007). Defining Strategic Communication. International Journal of Strategic Communication, 1, 1, 3 — 35. doi: 10.1080/15531180701285244

2019-02-13T10:44:28+00:0013/02/2019|Comunicação Estratégica|