O Fala Feminina deste mês traz uma protagonista cheia de energia: Soraia Schutel

Sabe aquelas mulheres que a gente admira e se inspira? Soraia Schutel ainda não tem 40 anos e tem um currículo de cair o queixo. É mestre, doutora, poliglota, empreendedora e dona da própria empresa. Já visitou os cinco continentes, conheceu 27 países e está sempre pronta para compartilhar suas experiências. Tem uma energia invejável e um sorriso acolhedor. Conheça um pouco da história dessa catarinense que é, na verdade, do mundo.

Em uma manhã de sol às vésperas de 2019 Soraia abriu as portas do seu escritório em Porto Alegre para nos receber. Com um sorriso simpático no rosto falou sobre sua história de vida e sobre os caminhos que trilhou para construir uma carreira sólida e reconhecida internacionalmente.

Filha mais velha dos médicos Mauro e Margarete, Soraia, cujo nome é inspirado na princesa Soraya da Pérsia, nasceu em uma família de mulheres fortes. Sua avó materna cresceu em uma colônia alemã no interior de Santa Catarina, e foi a única filha a ter a oportunidade de estudar na capital catarinense, em um convento, hábito bem comum na época. Entretanto, a matriarca decidiu mudar o percurso, não se tornar freira, e ser professora.

O exemplo norteou as gerações seguintes da família materna, que têm a educação como um grande valor. “Minha mãe conta que enquanto suas amigas namoravam, ela estudava para passar em medicina”, lembra.

Conforme Soraia, a pediatra e o neonatologista investiram prioritariamente na educação dos filhos e no essencial para proporcionar uma vida confortável a ela, Mariana e Henrique. Aos 10 anos, a primogênita já falava inglês e aos 16 decidiu morar na Bélgica para aprimorar o francês. Por lá concluiu o segundo grau no Institut de la Vallée Bailly – Braine l’Allaud. “Meus pais nos criaram livres. Nunca exigiram presença. Isso me deu segurança para tomar essa decisão e ficar por um ano”, observa.

Em sua estada no país europeu, engajou-se em projetos sociais e foi descobrindo o lugar das ações de impacto social na sua vida.

Na volta ao Brasil, iniciou os estudos em Administração de Empresas na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Nesse período, Soraia e a família foram surpreendidos pela morte repentina do pai, vítima de latrocínio. A tragédia fez com que toda a família buscasse uma nova razão para seguir em frente.

Soraia iniciou sua trajetória profissional como executiva de um grupo de empresas internacionais, desenvolvendo suas habilidades de gestão e empreendedorismo. Em paralelo à carreira executiva, desenvolvia sua carreira acadêmica. Na Universidade Federal de Santa Maria fez seu mestrado em administração e concluiu uma etapa importante para a sua trajetória. Ainda no Sul do Brasil, agora em Porto Alegre, realizou o doutorado com foco em aprendizagem transformadora na Escola de Administração da UFRGS. O estágio doutoral fez junto à HEC Montreal, no Canadá. Além disso, especializou-se em Psicologia pela Universidade Estatal de São Petersburgo, na Rússia, certificou-se como Personal e Profissional Coach e Leadership Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching.

Ela acumula ainda uma bagagem como pesquisadora na área de aprendizagem transformadora e Inovação na educação de lideranças. Estudou Direito Internacional dos direitos das mulheres na Faculdade de Direito da Universidade de Montreal-Canadá, cursou Leadership Coaching Strategies junto à Universidade de Harvard-EUA, Leadership for Transition na Schumacher College-Inglaterra e estudou junto à Shanghai Dianji University-China onde frequentou o módulo internacional “China: Trade and Investment”. Ufa!

DNA empreendedor

A vontade de fazer acontecer e a determinação, combinadas à imensa dedicação aos estudos, são parte de Soraia, que tem ainda uma energia admirável. No dicionário a palavra ENERGIA tem como sentido a capacidade de realizar um trabalho. O vigor físico, a disposição para agir, para fazer algo. A força moral, a segurança, a firmeza, o rigor. Tudo o que ela compartilha e tem de sobra!

Sócia-fundadora da Sonata Brasil, empresa especializada no desenvolvimento de pessoas, Soraia, hoje, além de coordenar o negócio, divide seus conhecimentos com o Grupo Mulheres do Brasil, o qual reúne nomes de todo o País em prol do empreendedorismo feminino. Por sua representatividade e história empreendedora em 2017 ficou entre as finalistas do Prêmio SEBRAE Mulheres de Negócios – mais importante reconhecimento ao empreendedorismo feminino do Rio Grande do Sul. “Uma dica que dou para quem quer empreender é: empreenda antes no negócio dos outros. É uma ótima escola. Tenha atitude empreendedora. Colabore com a empresa como se fosse sua. Pense e crie soluções. Inove. Depois de aprender, agregar experiência, construir reputação e rede de relacionamentos, dê o próximo passo”, ensina.

Na Sonata, ao lado da sócia Natalia Leite comemora um crescimento que, segundo a nossa protagonista, tornou-se mais expressivo no último ano. “Nossa empresa dobra de tamanho a cada ano. Comecei a colher em 2018 o que estou plantando há duas décadas”, observa.

Volta ao mundo

A empresária tem 27 países carimbados em seu passaporte. Morou na Itália, outro idioma que domina. Ama estar com o pé na estrada ou no ar e sempre que pode vai a Floripa visitar a família. Em sua cidade Natal, aproveita a calmaria de algumas praias para colocar a leitura em dia – outra de suas paixões.

O marido, segundo conta, também é empreendedor e entende perfeitamente seu ritmo fora da curva. Ambos amam trabalhar e acreditam que as viagens de negócios que os separam por uns dias na semana são o segredo do relacionamento. Filhos ainda não estão nos planos, “mas posso mudar de ideia um dia”. “Uma vez li uma frase de um filósofo que dizia que ‘a vida de uma mulher começa aos 40 anos’. Faltam dois para mim. Tem muita história pela frente!”, brinca a nossa girl power Soraia Schutel!