5 motivos para optar pelo uso de panelas em aço inox

Diferenciais das panelas desse material beneficiam da criança ao adulto

Quem mora com a família sabe que os cuidados com cada integrante da casa podem ser distintos, cada um com suas necessidades e preferências. Mas quando se trata dos preparos na cozinha, higiene e segurança são indispensáveis para o bem estar de todos durante as refeições. Começando pelo material das panelas, os utensílios em aço inox são resistentes e funcionais, por isso otimizam as receitas e trazem vantagens a todos da casa.

Confira cinco benefícios das panelas em aço inox:

1- Para preparar a papinha das crianças

 

 

 

 

 

 

Os papeiros em aço inox são panelas menores, que se adequam à porção para crianças e garantem que nenhum resíduo seja transferido do utensílio para os alimentos. O material também favorece o cozimento uniforme, pois distribui o calor de forma igual por toda a base da panela.

2- Para otimizar a finalização de receitas

 

 

 

 

 

 

 

As panelas em aço inox também podem ir ao forno. Para cozinhar, a dica é manter o alimento por longos períodos em baixas temperaturas, entre 160°C a 175°C. Mas, se a ideia é apenas gratinar macarrão ou atingir o ponto de um filé mais espesso em uma frigideira, vale elevar a temperatura a cerca de 190°C. Dessas maneiras todo o potencial do utensílio – multiuso – é aproveitado.

3- Para servir do fogão direto à mesa

 

 

 

 

 

 

 

 

Além do benefício de ir ao forno, há ainda a vantagem de poder servir os pratos ainda na panela, no centro da mesa, já que os utensílios em aço inox vão bem no table set, especialmente se os outros acessórios forem do mesmo material. O toque de brilho das panelas que vão à mesa garante praticidade, mantém os alimentos ainda quentes, e não deixa a desejar no quesito beleza.

4- Para dar a crosta dourada às proteínas

 

 

 

 

 

 

 

 

Receitas com carnes vermelhas, aves e peixes podem ser otimizadas quando feitas nas panelas em aço inox. Para grelhar as proteínas, o material permite que se forme a crosta pelo contato com o fundo da panela, além de ser útil para deglacear e fazer molhos derivados do preparo das carnes. Existem modelos com revestimento interno cerâmico, que combinam a antiaderência com a resistência do aço inox num só utensílio e também ajudam a formar a crosta ao grelhar.

5- Limpeza após os preparos

 

 

 

 

 

 

As panelas em aço inox têm a vantagem de ir à máquina de lavar louça (tampas também vão!). Para mantê-las impecáveis como no momento da compra, o segredo está no cozimento sempre em fogo baixo. Assim, os alimentos não grudam no fundo da panela e a limpeza fica mais fácil. Seguindo essa regrinha, caso a cozinha não tenha lava-louças,  basta passar uma esponja com água e detergente. Em casos de difícil remoção, é só deixar a panela de molho por alguns minutos ou usar sabão líquido. O saponáceo líquido é um ótimo aliado para a limpeza e a versão em pó é ideal para lavar o fundo e parte interna.

2018-11-23T17:15:13+00:00 23/11/2018|Sem categoria, Tramontina|