Artigo: Gerar empregos será um dos principais desafios do próximo governo 

Presidente da MRV Engenharia escreveu artigo para GauchaZH

Leia o texto completo abaixo ou no site de GauchaZH.

Precisamos refletir sobre o futuro que buscamos para o Brasil. A cada quatro anos, milhões de brasileiros vão às urnas em busca daquelas que consideram as melhores propostas e as melhores ideias dos candidatos à presidência da República. O desejo de todos é praticamente o mesmo – saúde, segurança, educação, ética, moradia, riquezas (no sentido literal da palavra), entre outros tantos anseios que buscamos. Somado a todos esses desejos está a geração de empregos.

E esse será um dos principais desafios que o próximo governo terá de vencer. O número de desempregados no Brasil foi de 13 milhões de pessoas no segundo trimestre de 2018, o que representa 12,4% da população, segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O mercado de trabalho brasileiro continua mostrando forte desânimo, com 65,642 milhões de pessoas fora da força de trabalho, maior número desde o início da série histórica do IBGE, em 2012.

Tenho bastante confiança que o setor da construção seja capaz de abrir mais de 200 mil postos de trabalho até final de 2018, ajudando a minimizar o grave problema do desemprego no Brasil. Estamos falando de uma das indústrias mais importantes da economia nacional, que é capaz de empregar diversos tipos de trabalhadores, dos operários no canteiro de obras aos cargos de lideranças nas mais diversas funções nas construtoras. Somos o “termômetro da economia”, pois o setor influencia diretamente em outros setores como saneamento e a mobilidade urbana, gerando o desenvolvimento das cidades. Em 2010, quando registramos um aumento do PIB de 7,5%, a taxa de crescimento da construção civil foi de 13,1%, o que comprova essa teoria.

Independentemente dos resultados das urnas em outubro, o próximo presidente deverá dar uma rápida e contundente resposta para a sociedade. Será necessário coragem e força política para colocar em pauta as esperadas (e importantes) reformas da Previdência Social, Tributária e Fiscal, que impactam diretamente o crescimento da economia nacional. Esse é o jogo da vida dos brasileiros. O caminho é a seriedade, trabalho, responsabilidade e determinação.

2018-11-09T15:29:00+00:00 09/11/2018|MRV Engenharia|