10 modelos de frigideira e

suas diferentes funções

TEEC Tramontina + Influenciadores

Variações do utensílio preferido para preparos rápidos o tornam ainda mais eficiente

A princípio, frigideiras são todas iguais. Com base reta, semelhante a um prato, e bordas curvas e baixas, o que possibilita maior superfície em contato com o fogo, o utensílio é ideal para fritar e grelhar alimentos. O que muitos não sabem é existe uma variedade de modelos que facilitam ainda mais o preparo na cozinha – principalmente se utilizados de acordo com o prato a ser feito.

As opções são muitas: com tampa, sem tampa, quadrada, redonda, rasa, funda, revestida em material antiaderente ou cerâmico, além das fabricadas inteiramente em aço inox ou em ferro. Os modelos coringas, que servem para cozinhar diferentes alimentos, nunca sairão de moda, mas vão durar mais se o uso for alternado com outras frigideiras nos dias de pratos especiais, como bistecas grelhadas, fritadas, yakissoba e outras massas orientais. O preparo se torna mais prazeroso quando utilizamos a frigideira correta para cada uma das delícias. Conheça os diferentes modelos:

1- As tradicionais

Linha Head Chef

Linha Trix Cobre

Frigideira em aço inox antiaderente

Frigideira de ferro

Kit para grelhar + livro de receitas

Linha Perfil

Frigideira rasa em aço inox

Frigideira com revestimento em cerâmica

Frigideira com revestimento em cerâmica

Linha profissional

Linha profissional

Frigideira em aço inox antiaderente

Os modelos tradicionais de frigideira se diferenciam pela qualidade do material de fabricação. Os revestimentos em aço inox e em cerâmica podem gerar resultados diferentes do antiaderente, por exemplo. Se a intenção é cozinhar sem utilizar óleo, as frigideiras com revestimento interno em antiaderente cumprem muito bem sua função. Já se a intenção é obter crosta dourada no filé grelhado, o aço inox, cerâmica, o alumínio e os modelos de ferro, por gerarem maior atrito entre o alimento e a panela, cumprirão a missão – o que é indicado principalmente para chefs e cozinheiros profissionais executarem técnicas gastronômicas.

O design é outro ponto para escolher a frigideira que mais combina com a cozinha. Cores, brilho e formato dos cabos – alguns vêm com furos para pendurar! – estão disponíveis para todos os gostos, além de kits que já acompanham colheres ou espátulas que combinam com a frigideira. Certos modelos são compatíveis com cooktops por indução, tendência de tecnologia para as cozinhas. No exemplo abaixo, vê-se o fundo magnético, ideal para o sistema de indução.

2- Omeleteira

Sua omelete nunca mais será a mesma depois de feita na omeleteira. Com uma frigideira tampando a outra, os ovos crescem sem precisar de fermento e fica fácil virar. Inclua os recheios de sua preferência e você terá discos dourados por inteiro e fofinhos. O revestimento interno antiaderente permite que não seja necessário untar a panela, dando um toque saudável no preparo dos ovos.

3-  Frigideira para ovo poché

A frigideira antiaderente para ovo poché facilita o preparo dessa técnica gastronômica que parece complicada para cozinheiros amadores. Com a divisória, é possível deixar a água fervente na base da frigideira e quebrar o ovo na divisória, cozinhando-o lentamente no vapor da água fervente. A tampa é outro acessório que complementa o processo.

4- Panquequeira

Um pouco mais rasa que a omeleteira, a panquequeira não tem tampa e aumenta a superfície de contato da massa com a base da panquequeira, deixando a panqueca fininha e bem cozida. Nos cafés da manhã de domingo ela é um sucesso. Se a mistura for neutra, os complementos podem ser tanto salgados quanto doces. Com esse modelo de frigideira fica fácil virar os discos de massa, vale até tentar um malabarismo na cozinha.

5- Bistequeira

Item que tem se tornado cada vez mais comum nas casas modernas, a bistequeira foi elaborada para o cozimento de filés, bifes e bistecas de carnes bovinas, de frango, de porco ou de peixe. Quando em formato quadrado, permite que uma metade seja usada para saltear legumes enquanto é preparada a proteína. Disponível também no modelo de ferro.

6- Wok

A frigideira Wok é muito utilizada para pratos orientais, como o yakissoba ou o pad thai. O formato arredondado distribui o calor por igual. Pode fritar carnes e legumes em óleo, já que tem profundidade para isso, ou cozinhar os ingredientes, se a tampa for usada. Nos modelos antiaderentes, as alças de aço inox complementam a elegância da panela e proporcionam conforto no manuseio da comida. Já os modelos feitos inteiramente em aço inox têm fundo triplo, o que proporciona cozimento uniforme aos alimentos, e estão disponíveis na versão com revestimento interno cerâmico.

Wok Chef

Essa versão especial, elétrica, é feita de aço inox e conta com um sistema de aquecimento potente, que pode ser controlado precisamente em 15 temperaturas. Sua base é desmontável, pode ir em lava louças, e o revestimento interno é antiaderente. Ideal para refogar, cozinhar a vapor e fritar. O preparo pode ser monitorado sem necessidade de abrir constantemente a tampa, que permite visualização por ser feita em vidro.

7- Paellera

Especial para preparar a paella – prato típico espanhol que combina arroz com carne de ave, legumes e frutos do mar, temperada com uma especiaria chamada açafrão. Ainda que a paellera tenha sido desenvolvida para esse prato, não significa que ela esteja limitada a ele. Massas e carnes preparadas para mais pessoas podem ser feitas nela, garantindo um utensílio para aquelas datas especiais em que os convidados chegarão com fome.

8- Mini frigideiras

Tostar a fatia de queijo para o pão do café da manhã nunca foi tão fácil! As frigideiras de até 14cm de diâmetro foram pensadas na medida também para preparo de ovos fritos e mini panquecas ou tapiocas. Quem nunca preparou o ovo numa frigideira grande e o viu desmontar por completo? Com as versões mini, pequenas frituras ou grelhados para uma pessoa terão cozimento uniforme.

9- Com tampa

Frigideiras com tampa são panelas multiuso. Com superfície um pouco mais funda, servem muito bem para grelhados e até para pequenos ensopados. Estão disponíveis nas versões com e sem alça e em revestimento antiaderente ou aço inox (essa pode ser levada ao forno para a finalização do cozimento ou para gratinar os pratos). Ideais para quem não tem muito espaço no armário e precisa de panelas coringas.

10- Frigideira para saltear

Saltear alimentos sem sujar o fogão é sempre um desafio. Para descomplicar na cozinha, a Tramontina lançou uma frigideira feita especialmente para essa finalidade. Com curvatura que mantém todos os alimentos dentro da panela, o modelo é feito de alumínio com revestimento antiaderente. Além do diferencial no corpo da peça, o cabo de aço inox com silicone traz segurança na hora de saltear.

2018-08-21T14:12:28+00:00 21/08/2018|Sem categoria, Tramontina|