Fala Feminina por Helena Tonetto #episodio2

Fala Feminina Helena Tonetto
“Engana-se quem acha que o sucesso tem algo de magia ou sorte. Ele é resultado de escolhas e muito trabalho”

Helena Tonetto esbanja positividade e paixão pela vida. Aos 62 anos, psicóloga de formação, casada e mãe de dois filhos, Gabriel (32) e Fábio (35), a empresária é pura determinação. Foi da cozinha de casa, vendo a mãe preparar o almoço, que Helena se apaixonou pela culinária. Em uma família de 10 irmãos, aprendeu desde cedo a cozinhar com os ensinamentos passados pela mãe. Cozinhar não apenas para prover o alimento, mas em seu sentido mais completo: o de levar prazer e bem-estar. Motivada por esses valores, ela fundou a Substância Gastronomia Light, que há mais de 30 anos empenha-se em proporcionar saúde e qualidade de vida às pessoas.

A marca já soma 30 franqueadas espalhadas em 10 estados brasileiros e é líder no segmento de comida saudável. Se atualmente o mundo fitness e o debate sobre vida saudável está em evidência, o cenário há três décadas era bem diferente. Na época em que a empresa foi criada, poucos se preocupavam com a procedência dos alimentos que consumiam. A percepção em pleno anos 1980 de que a inserção da mulher no mercado de trabalho criava um nicho para comida congelada saudável denuncia o lado visionário e o pioneirismo de Helena. Hoje, ela conta com a ajuda do filho mais novo, Gabriel Tonetto Plein, na direção dos negócios. Mãe e filho atuam de forma complementar: ela no marketing e no desenvolvimento de produtos e ele na gestão.

A Fala Feminina de Helena, por ela mesma:

Hobbies

– Procuro inserir no meu dia de trabalho, momentos para cuidar do corpo e da mente, praticando aulas de funcional, sessões de análise, e rotinas com cuidados com a beleza e bem-estar. Gosto muito de ler e ver filmes também.

Felicidade

– Com os filhos adultos e independentes, os melhores momentos são aqueles onde conseguimos unir toda a família em torno de uma viagem ou fim de semana juntos. De preferência, em algum em contato com a natureza, onde podemos nos conectar com nossa essência e recarregar nossas energias afetivas.

Uma lembrança de infância

– A cheia e farta mesa das refeições, com todos os irmãos sentados à volta e os deliciosos doces preparados pela minha mãe.

Sucesso

– Para mim, se bem sucedido é ter um propósito na vida e buscar ser verdadeiramente quem somos através dele. Ter sucesso não está associado apenas a bens materiais, mas também ao que fazemos para sermos melhores como seres humanos.

Equilíbrio

Por gostar muito do que faço é fácil me exceder no número de horas trabalhadas. Mas hoje já aprendi a respeitar meus limites o suficiente para saber a hora de parar e deixar um espaço para outros prazeres: família, amigos, viagens, diversão.

Uma crença

– Fazer as pessoas viverem mais e melhor através da alimentação saudável. Espalhar qualidade de vida e bem-estar.

O universo feminino

– Ser mulher é conciliar coragem, força e sensibilidade. As mulheres têm capacidade extraordinária de superar desafios e de lutar pelo seu espaço. E fazem isso tudo sem perder a sua feminilidade.

Mulheres que inspiram

– A primeira mulher a me inspirar foi minha mãe Maria Suzana Mallmann Tonetto. Mulher maravilhosa, mãe de 10 filhos, mostrou enorme generosidade ao se doar para criar a sua família. Quando pequena, observava ela cozinhar e me encantava com o cuidado que ela tinha no jeitinho de fazer a comida e na preocupação em proporcionar conforto a todos da família. Me inspira todos os dias a desempenhar o meu trabalho.

Sonhos

– Meu maior sonho é conseguir, no meio de uma sociedade com tantas ameaças à nossa segurança, incertezas políticas e econômicas, buscar paz interior. Que todos possamos nos aproximar cada vez mais da nossa essência humana. Acredito que pessoas mais centradas e equilibradas construirão um mundo melhor.

2018-11-23T15:34:26+00:00 08/03/2017|Fala Feminina|